quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mulheres empreendedoras




A vida da mulher é um desafio, no qual nós mergulhamos de cabeça.
Homens são focados, concentrados em um objetivo, pensam em uma tarefa de cada vez,  são práticos, sem rodeios.
Mulheres são um caldeirão de sentimentos, são complexas, a cabeça está sempre borbulhando, preocupam-se com tudo e com todos, mais nada disso se torna um problema pois nós somos pura sensibilidade!
O empreendedorismo é peça fundamental no mercado de trabalho, na vida financeira e pessoal. Aliar tudo isso sem perder o rebolado só poderia ser coisa de mulher mesmo!! 
Mulheres com filhos estão buscando cada dia mais sua independência financeira seja fora ou dentro de casa.
É possível aflorar o empreendedorismo dentro de casa, trabalhando na web, vendendo cosméticos, lingerie, artesanato entre outras coisas. É apenas preciso agir com criatividade. Isso nós temos de sobra.
Segundo pesquisas do  o GEM (Global Entrepreneurship Monitor – uma instituição acadêmica global, sem fins lucrativos, de monitoramento empresarial) em 2010 as mulheres já representavam 49,3% do empresariado brasileiro, e agora que o governo brasileiro está facilitando bastante para as micro empresas de serviços (sem espaço físico) esse numero tende a aumentar bastante.
O "jeitinho" da mulher é um componente propulsor para o desenrolar do empreendedorismo feminino.
Nós mulheres estamos numa busca incessante por aprendizado, aperfeiçoamento. temos uma visão generalizada e conseguimos nos concentrar em várias tarefas ao mesmo tempo, nos atentamos sempre aos detalhes, somos persistentes, temos facilidade em criar e inovar. Se não exagerarmos na dose do sentimentalismo e sensibilidade estes são diferenciais importantíssimos em meio a maneira direta e prática dos homens.
Aqui vão 10 das várias atitudes empreendedoras que nos ajudam no mundo dos negócios e até mesmo na vida pessoal:

1)   PLANEJAMENTO: Planeje seu ano, seu mês, sua semana, e até mesmo seu dia. Se puder mantenha tudo escrito em uma agenda ou caderno. Isso facilitará em termos de agilidade.

2)  DIVIDA TAREFAS: Sempre que você achar que não conseguirá fazer tudo sozinha no tempo proposto não exite em dividir as tarefas com alguém. 

3)  TENHA CONTATOS: Não sabemos tudo e nem somos obrigados a saber, mas ter o contato de alguém que saiba é sempre bom.

4)    ATENÇÃO: Manter a atenção em sua atividade fará com que cometa menos erros.

5)   SEJA PROATIVA: antecipe-se às situações e prepare o ambiente. Faça o que tem de ser feito antes que te peçam;

6)  SEJA DIPLOMÁTICA: Não entre em discussões desnecessárias e nem misture uma situação pessoal em uma profissional.

7)  VEJA UM PROBLEMA COMO UMA OPORTUNIDADE: Enxergar um desafio em um problema não é tarefa fácil. Aprenda com eles. Afinal, um mar sem ondas não faz um bom marinheiro!

8)   INOVAÇÃO: Faça das simples coisas um espetáculo. Criatividade sempre!

9)   OUSADIA: Não tenha medo, preguiça, vergonha. Uma coisa rotineira pode se tornar uma grande oportunidade de crescimento.

10) "TENHA FOME, SEJA TOLO" (Steve Jobs): conhece a expressão KNOW HOW??  Uma pessoa que tem Know How é aquela que sempre busca conhecimento, que busca maneiras diferentes de se fazer a mesma coisa.  
A fome de conhecimento e o reconhecimento da própria ignorância são algumas das peças-chave do desenvolvimento pessoal e profissional de cada um!!

Bem, no mundo do BUSINESS estas são as regras básicas de empreendedorismo, e você mulher, que tem o empreendedorismo a flor da pele terá um milhão de chances nesse mundo que mais hora ou menos hora será  NOSSO!!! rs

GIULIANA NOGUEIRA

2 comentários:

  1. Oi Giu, também sou uma mulher empreendedora, tive empresa por 3 anos, procurei conciliar depois do nascimento do meu filho. Depois precisei partir pra outro ramo, mas não desisto! A mulher é assim mesmo: multitarefas (mãe, esposa, dona de casa, empresária e ainda encontra um tempinho pra escrever no blog! rs)
    Grande beijo,
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Ju, empresária eu num sou não, mais até que tenho um espirito empreendedor viu!!!
    Sabe, eu acho até que ter um blog já é uma atitude empreendedora, afinal se o blog é um empresa suas idéias são os produtos nééé????

    Beijão Ju..
    Volte quando postar novidades no seu blog!!

    ResponderExcluir