sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Instinto materno





Faz um tempo tem sido levantada a questão de que o instinto materno é mito, e que esse mito foi levantado para reforçar as desigualdades MULHER X HOMEM. Essas teorias indicam que essa simbologia denominada instinto materno sobrecarrega a mulher pois faz com que ela se sinta pressionada a cumprir com excelência o seu papel de mãe.
Particularmente respeito tais teorias, mais absolutamente não concordo!
Os animais não sofrem nenhum tipo de influencia cultural ou social, seus comportamentos são meramente instintivos e ainda sim é tão fácil perceber o instinto maternal das espécies.Podemos tomar como exemplo uma mamãe gatinha que leva seus filhotes pra onde ela achar mais conveniente segurando-os pelo pescoço com a boca. Ou então uma cachorrinha que rosna quando alguém chega perto dos filhos, e pra não falar que essa é uma especialidade apenas de mamíferos podemos ver a galinha, que choca seus ovos para tentar garantir a sobrevivência de seus pintinhos. Só este argumento já desfavorece a tese de que nós mulheres somos assim pois fomos "ensinadas" desde pequenas a ser mães.
Pra mim o instinto materno habita em todas as mulheres (a grande maioria pelo menos) sendo ela mãe ou não. É tão fácil perceber esse impulso em cuidar, em transmitir segurança. Se vemos alguma injustiça com uma criança algo dentro de nós grita como alguém que sente muita dor. A intuição de uma mãe é fora do comum, é como ler palavras que não foram escritas ou escutar coisas que não foram ditas, é como ver algo que não esta lá!  Isso não tem nada a ver com ser doce, frágil, emotiva, como aquela teoria insinuou. Tem a ver com o poder GENUÍNO de ser mãe!
E como se não bastasse não temos esse comportamento maternal apenas com crianças, geralmente o empregamos também nas relações amorosas. Os homens são criaturas cheias de responsabilidades, que tem o compromisso milenar de cuidar e manter sua família, eles precisam sentir segurança, eles precisam de um abraço maternal que diz VAI FICAR TUDO BEM, precisam ser cuidados e se sentir até quem sabe indefesos, e retroceder à infância nos braços da própria mãe, onde não existia preocupação alguma, e pra que assim ele se sinta revigorado!
Enfim,  não há nada no mundo que me faça pensar que o instinto materno não existe. Os meus melhores argumentos são as minhas experiencias. Nós mulheres somos um universo a parte (sem discursos feministas). Não tente compreender, nem tente mudar... Só tente aceitar!


GIULIANA NOGUEIRA

2 comentários:

  1. Instito materno é aquela voz que fala baixinho dentro de você. Eu acredito nela e muito!
    "Mãe sabe das coisas", minha mãe sempre me disse isso e é verdade. É algo inexplicável, como tudo que vem de Deus. Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que instinto materno não existe, é algo fabricado pela sociedade, pra variar.

    ResponderExcluir