quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Prato do dia: COUVE-FLOR GRATINADO

Gente, eu adoro cozinhar. Acho que isso se deve um pouco ao fato de que eu adoro comer. Rsrs

Porém o que mais me motiva a cozinhar é o fato de que este momento é uma maneira que eu tenho de expressar o meu amor, é o momento onde eu estou me doando pra minha família e colocando todo meu carinho. Realmente um verdadeiro modo de expressão!

Pra mim o ato de cozinhar tem início quando você mentaliza o que vai preparar, e em seguida providencía cada ingrediente, sempre pensando nos alimentos mais frescos e saudáveis. Pois se fomos notar, a boa nutrição da família está em nossas mãos!

Bom, ontem, em dúvida sobre o que prepararia pro jantar optei por um prato no qual eu não fazia a muito tempo: COUVE-FLOR GRATINADO.

Me lembro que assim que casei essa era uma das minhas especialidades, porém enquanto minha filha foi crescendo fui elaborando um cardápio mais leve e simples. Mais as vezes é legal preparar um prato um pouco mais elaborado ou criativo, e o dia vai parecer um pouquinho mais especial.




Vamos a receita: COUVE-FLOR GRATINADO



1 Couve-flor médio

300 gr Mussarela ralada ou fatia.

1 pct Queijo ralado

1 col Margarina

1/2 Cebola picada

1 col Farinha de trigo

1/2 litro Leite

1 cx Creme de leite (eu uso caixinha pois não tem soro e é mais em conta)

1 col Tempero pronto com sal

2 sachês Tempero tipo Sazon ou marca á gosto

Sal á gosto



MODO DE FAZER: Primeiro lave bem o couve-flor e corte em pedaços, depois cozinhe na água com um pouco de sal até ficar macio. Escorra e coloque em um refratário próprio para forno.

Para o molho, você refoga a margarina e a cebola, quando a cebola ficar macia coloque o tempero pronto e deixe refogar mais um pouquinho, despeje o leite (Separe um pouco para diluir a farinha), coloque os sachês de tempero e a farinha dissolvida no leite. Mexa bem no fogo baixo até o molho encorpar, coloque metade do queijo ralado e metade da mussarela. Assim que derreter o queijo desligue o fogo e acrescente o creme de leite. No refratário coloque a mussarela por cima do couve-flor e despeje o molho por cima jogando o restante do queijo ralado em cima do molho.

Coloque no forno pré-aquecido e deixe numa temperatura média até que fique douradinho!

Simplesmente delicioso!



GIULIANA NOGUEIRA

2 comentários:

  1. Oi Giu, não gosto de couve flor, mas quando li a receita deu até vontade de comer! rs
    Legal tb a questão da preparação, é verdade, devemos colocar amor em tudo que fazemos.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Ju... Te digo!! É DIVINO!!
    XD

    Valeu pelo comentário!!
    <3

    ResponderExcluir