terça-feira, 6 de março de 2012

COMPETITIVIDADE

Li o seguinte num blog hoje: É preciso humildade para admirar e coragem para admitir.
Me impressionei com a veracidade dessa frase.
É difícil pra algumas pessoas ver o próximo feliz,  não porque essa pessoa não seja feliz ou porque não tenha a capacidade de ser feliz, mais pelo simples fato que pra essa pessoa a vida é uma competição.
Só que como em qualquer competição se ganha e se perde, essas pessoas criam maneiras de "ganhar todas", estabelecendo critérios de vida que só atende aos comportamentos e hábitos delas mesmas.
Ou seja, se uma pessoa assim é feliz andando de costas, comendo fígado de boi, cantarolando Florentina, aaaaaaiii daquele que anda de lado, comendo coração de galinha e cantarolando Ai se eu te pego, esse não será feliz nunca!
Eles vão dizer seeeempre que andar de lado é ridículo, que coração de galinha é horrível e que cantar Ai se eu te pego é errado. Afinal, eles precisam ganhar todas né?!?!
E pra isso essas pessoas precisam desvalorizar suas atitudes, seu estilo de vida e a sua maneira de ser feliz.
Eles vão tentar desestabilizar você pra se sentirem melhores consigo.
E dessa maneira essas pessoas deixam de ser autênticas pois muitas situações na vida que poderiam ser naturais e singelas se tornam ferramentas da sua ambição, agindo de forma dissimulada, assim como os políticos e seus discursos ludibriantes em prol de um objetivo.
Só que o tempo que se perde nessa competição besta é o tempo em que se tem de viver a própria vida intensamente.
Amor, felicidade, carinho, são coisas que não se medem, portanto não existem vencedores.
Por isso é importante o aprendizado de poder admirar. Pois se eu acredito que a experiência do outro é melhor que a minha isso não é perder. Admirar é ver algo bom no outro que você pode tentar trazer pra sua vida, sendo assim admirar é uma troca de sentimentos bons! E pra isso é preciso a coragem de admitir que se o outro é melhor que você em algo isso não significa que ele é vencedor e você perdedor. Significa que ele é ele, você é você, e você é livre pra tentar fazer igual a ele sem que isso seja chamado de INVEJA.
Vejam, esse não é um discurso hipócrita. Em alguns momentos da minha vida me deixo levar pela competitividade sim, mais assim como uma doença, a gente encontra, analisa e trata.  Quem é que nunca se deixou tocar pela competitividade nessa vida?   
Mais não afete o próximo, não menospreze o próximo! Pois daí você estará invadindo a tênue linha que fica entre o seu direito e o do próximo!

GIULIANA NOGUEIRA

3 comentários:

  1. Nem me fala e com é perda de tempo passar seu tempo pensando em pensamentos tão desprezíveis, são pessoas infelizes.
    http://sodistracao.blogspot.com/
    http://olhopreguicoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Giu, grande verdade!
    É bem difícil hoje (infelizmente) ver pessoas que torcem por vc, é bem mais fácil ter pessoas que querem ser melhores que vc. Por isso, temos que buscar a felicidade em nós mesmos e na nossa família que o resto vamos conquistamos aos poucos, com a graça de Deus! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Num ééé?!?!?!!?
    O que a TPM num faz a gente postar néé?!?!
    rRSRSR

    Beijo meninaas!!

    ResponderExcluir